Pensamento, liberdade e movimento: Antonio Luiz Pontes e um convite ao raciocínio


Por Jana Lauxen


Antonio Luiz Pontes é consultor, Coach, palestrante, professor. Mas, acima de tudo, Antonio é alguém que acredita no potencial do ser humano. Alguém que se preocupa com o mundo onde vive, e com o mundo que deixará para as gerações futuras. Por isso, Antonio se tornou escritor, autor de três livros: Vendas e a Dinâmica da Inteligência, Eu fali, e daí? Choque de Gestão e Liderança, e Pensar para Sair do Lugar: Crescimento Pessoal e Profissional – todos voltados para colaborar com a reflexão e a mudança da sociedade onde vivemos.

Tive a oportunidade de ter em mãos seu último lançamento, Pensar para Sair do Lugar: Crescimento Pessoal e Profissional, e o que encontrei foi uma obra simples, porém elaborada, repleta de considerações acerca de temas que são comuns para todos nós.

O livro reúne 27 ensaios que resgatam nossa capacidade de parar e pensar – algo que, aparentemente, desaprendemos a fazer, em tempos de informações desenfreadas e desencontradas, onde a quantidade parece mais importante do que a qualidade. E quando o pensamento é colocado em segundo plano, as consequências podem ser imprevisíveis e catastróficas. Afinal, de nada adianta acumularmos dados e informações, se não soubermos o que fazer com eles.

Neste contexto, a obra Pensar para Sair do Lugar: Crescimento Pessoal e Profissional busca orientar o leitor sobre os aspectos que envolvem e influenciam sua vida. Antonio Luiz Pontes alicerçou seu livro em cima de temas que nos unificam enquanto sociedade, instigando cada um e todos nós de maneira contundente.

Pensar para Sair do Lugar propõe a reflexão como mecanismo de mudança e transformação da realidade – seja esta realidade individual ou coletiva. No entanto, fica claro que Antonio Luiz Pontes não está interessado em impor qualquer verdade absoluta, nem em apresentar uma fórmula pronta e industrializada para nossas aflições pessoais e profissionais. O que o autor faz, e faz muito bem, é uma reflexão ampla e despida de preconceitos sobre pontos que, enquanto indivíduos sociais, nos tornam mais parecidos do que diferentes.

Eu, assim como o autor e o próprio título de seu último livro, também acredito que a única maneira de sair do lugar é através do pensamento – a característica cabal que nos diferencia de todos os outros milhares de seres vivos que habitam este planeta. E não creio que haja uma maneira mais eficaz e inteligente de exercitar nosso raciocínio do que através da literatura. É ela quem movimenta e instiga nosso pensamento, evitando que nosso cérebro entre em estado de hibernação. Sem a literatura, nos tornamos intelectualmente sedentários.

Por esta razão, Pensar para Sair do Lugar é mais do que um simples livro. Trata-se de um convite ao raciocínio e ao movimento. Sim, ao movimento também. Afinal, o pensamento sem a ação torna-se infértil, e não gera mudança nenhuma em nossa realidade.

Interessante também a forma como Antonio insere o leitor em sua obra. Lendo seu livro, em momento algum me senti sujeito passivo de suas observações – bem pelo contrário. O papel do leitor não é apenas o de protagonista, mas o de colaborador direto. Antonio Luiz Pontes incita, cutuca, provoca, tornando a leitura de sua obra um exercício não somente de concentração, mas de questionamento também.

O que estamos fazendo hoje para que amanhã tenhamos uma realidade melhor, e mais promissora? Não há uma resposta pronta em sua obra. O que há são possibilidades, alternativas e sugestões de caminhos, que o autor deixa a cargo do leitor escolher.

Leitura mais do que recomendada. E vou além: leitura necessária. Quase obrigatória para todos que pretendem sair do lugar.

* Saiba mais sobre o autor e sua obra acessando os seguintes sites: 

www.alppalestras.com.br

www.alpontes.blogspot.com.br

www.facebook.com/antonioluizpontesescritor

Sobre a autora:

Jana Lauxen tem 30 anos, é editora, produtora cultural e escritora, autora dos livros Uma Carta por Benjamin (2009) e O Túmulo do Ladrão (2013). Colunista da revista Café Espacial, já publicou em mais de quinze coletâneas, e organizou oito, algumas em parceria com outros escritores. Atualmente trabalha na Editora Os Dez Melhores.

Site: www.janalauxen.blogspot.com
Contato: osdezmelhores@gmail.com

Comentários